terça-feira, 21 de junho de 2011

Grahan Bell e o Telefone

Assim disse Renato Vivacqua em sua obra “Crônica Carnavalesca da História Musica Popular”: Graham Bell, inventor do Telefone, teve D.Pedro II Como seu garoto propaganda.
Esta citação resume toda a historia, que se inicia em Edimburgo, Escócia onde nasce Alexander Graham Bell que se originou de uma familia de elocucionistas, estudados no que se trata do comportamento da fala. Seu pai era instrutor de surdos e especialista em problemas auditivos,chegou a divulgar trabalhos realizados para instruir mudos por meio visual e leitura labial.
Após ter passado por varias Universidades, se formou na cidades de Wurzburg na Alemanha em Medicina. Como esperiência aos 14 anos, ele e seus irmaos construiram um aparelho fonador com restos humanos,tendo como resultado uma caveira balbuciar semelhante a uma criança.
 Aos 16 anos de idade tornou-se professor de elocução e música na academia de Weston House na Escócia. Neste período virou a sua atenção para a ciência da acústica, com o objetivo de melhorar a surdez de sua mãe. Já aos 21 anos passou a ser assistente de seu pai , após este período seus dois irmãos morreram de Tuberculose, antes de se mudarem para o canadá para se refugiar por causa da ameaça da doença em agosto de 1870, deu mais atenção ao telefone, onde continuou o seu interesse por maquinas de comunicação.
Seu pai o enviou para substitui-lo  no treinamento de professores de uma escola de surdos em Boston, EUA e em 1972 Bell abriu a sua propria escola e após, chegou ate mesmo a ser professor de Filosofia na Universidade de Boston, nesta época começou a se entereçar por telegrafia e a estudar a eletrecidade para transmitir sons. Apartir daí ocorre as evolução de suas idéias.
A primeira conversa por telefone ocorreu através de um transmissor  que Bell havia conectado em um receptor em salas diferentes. Ao realizar um esperimento que não estava dando certo devido a um incidente, este inventor chamou seu assistente as pressas e Thomas Watson que o ouviu através do receptor. Bell estava com 29 anos e tinha então inventado o telefone.
Por incentivo de seu pai e sua noiva decidiu apresentar sua experiência na exposição da Filadélfia, apesar de indiferenças. E lá estava D. Pedro II curioso para presenciar a então invenção do professor da Universidade de Boston. Bell não perdeu a oportunidade e, de uma extremidade do aparelho, recitou o famoso monólogo de Hamlet. "Grande Deus" exclamou o imperador brasileiro, "isto fala!”.
Segundo Dóris Fagundes e Magda Cunha organizadoras da obra “Radio Brasileiro Episódios e Personagens”: Em 1876 Pedro II, imperador do Brasil, com a orelha grudada no telefone ouve Graham Bell recitar Shakespeare.
Bell apartir daí trabalhou exaustivamente testando vários mecanismos. Embora Elisha Gray um dos fundadores da empresa de telégrafos em 1874, ter criado um receptor com diafragma eletromagnético e estar tentando construir um aparelho do mesmo tipo, desanimou e não conseguiu chegar a um transmissor funcional antes de Bell. Porém em 14 de Fevereiro de 1876 ambos solicitaram a patente de seus projetos e por apenas 2 horas Bell venceu Gray. Apesar de contestaçções a Suprema Corte de Nova Iorque decidiu em favor de Bell. Logo o telefone sofreu notáveis melhoramentos e difundiu-se com rapidez.
Um ano após em 1877, Grahan Bell criou a compania telefonica Bell, que mais tarde tornou-se (AT&T) American Telephone & Telegraph a maior companhia telefonica do mundo.Em 1915 esta empresa de telefonia abriu a primeira linha transcontinental de Nova Iorque a São Francisco.
Graham Bell ganhou muito dinheiro e fama com esta invenção, porém ele inventou tambem o fotofone, audiômetro além de gravações fonográficas em  chapas ou cilíndros revestidas de cera.
Grahan Bell se aposentou e nem por isso parou as suas pesquisas, continuou como cordenador do instituto Smithsonian, em Washington.No decorrer da sua vida recebeu muitas honras.E em1922 morreu em Baddeck,Canada já na condição de cidadão Brasileiro.Neste dia todos os telefones foram silênciados por um minuto como uma ultima homenagem.
No decorrer do tempo surge uma controversia, Grahan Bell patentiou seu invento em 1876, porém sua patente foi contestada, Antonio Meucci um imigrante italiano que arquivou um requerimento no gabinete de patentes dos Estados Unidos e tentou convencer o presidente da companhia telegráfica a testar e experimentar seu instrumento.
As experiências de Meucci foi retardada devido a pobresa e doença causada por um ferimento devido a um incidente com a explosão de um barco.O seu intrumento foi exposto em 1884 na Filadélfia, onde atraiu muita atenção embora sua obra não estivesse completa. Ao pedir a patente em 1872 explicou a forma em que funcionava sua obra. Mas o seu reconhecimento oficial só deu em 2002 com a resolução n°. 269 do Congresso dos Estados Unidos.
A Coletânea de Histórias de Wagner Luiz Marques esclareceu se Graham Bell e outros não tivessem feito suas obras a humanidade não havia atingido tamanho progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário